10 fevereiro 2011

O REI SÁBIO - SALOMÃO

Os tempos modernos em que vivemos são tempos de concorrência desleal. Nossos alunos são doutrinados pelo “mundo” com seus recursos audiovisuais e tecnologia de ponta: TV, cinema, vídeo game, computador, internet, etc. enquanto isso, grande parte de nossas igrejas não dispõe nem ao menos do básico em visuais, quer seja por escassez de recursos ou por falta de visão. E isso dificulta a prender a atenção do aluno. Porém, o Deus que deu sabedoria para Salomão governar o povo pode nos dar sabedoria para tornarmos a sala de aula num rico e cativante local de aprendizagem. “E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada.” (Tg 1:5).


Ler: 1 Reis caps. 1, 2:1-12; 3,8.
  
Versículo para DECORAR: "Deus é sábio e poderoso" - Jó 12:13          

APLICAÇÃO: ensinar que a verdadeira sabedoria é entender as coisas de Deus.


Se você fosse fazer um pedido especial para Deus, o que pediria? (Ouça as crianças, e pensem juntos nas conseqüências dos pedidos.) na lição de hoje, vamos aprender sobre um homem que fez um pedido muito importante a Deus

Vocês estão lembrados de Davi? (Professor, recorde a lição anterior.) Davi estava ficando velho e escolheu Salomão, seu filho, para ficar no seu lugar como rei de Israel. Quando Davi estava perto de morrer, chamou Salomão para lhe explicar muitas coisas, e disse: “Seja corajoso, faça aquilo que Deus mandar, obedeça todas as suas leis e mandamentos...” (2 Rs2:2). Depois disso Davi morreu.
Numa noite, quando Salomão estava dormindo o Senhor falou com ele num sonho.
Deus disse a Salomão que ele poderia pedir qualquer coisa que Deus daria: riqueza, terras, castelos maravilhosos, qualquer coisa! Se fosse você, o que pediria? (Deixe as crianças responderem.) Mas sabe o que ele pediu para Deus? Sabedoria, isto mesmo. Vocês sabem o que é isso?
Sabedoria é ter inteligência para escolher a coisa certa, sabedoria é entender a Palavra de Deus e andar conforme ela ensina. Salomão sabia que, para tomar conta de um grande povo, teria que escolher e tomar sempre a melhor decisão. Deus respondeu a Salomão “Porque você não me pediu riquezas, mas pediu um coração sábio, vou lhe dar muito mias: você será o homem mais sábio do mundo, ninguém nem antes e nem depois de você será tão inteligente, dar-lhe-ei também muitas riquezas”. Salomão foi mesmo o homem mais inteligente do mundo. Na Bíblia há três livros que ele escreveu. (Professor mostre os livros na sua Bíblia: Provérbios, Eclesiastes e Cantares.)
Chegou o grande momento de Salomão usar a sabedoria que Deus havia lhe dado. Isto aconteceu quando surgiu um problema entre duas mulheres, por causa de um bebê.
Duas mulheres, cada uma com seu bebê, dormiam no mesmo quarto quando uma delas percebeu que seu filho havia morrido. Ela foi até a outra que dormia e colocou o seu filho morto nos braços dela e pegou o filho desta mulher que estava vivo, quando a mulher acordou, viu que a criança estava morta e que não era o seu filho. Então, as duas mulheres começaram a brigar por causa da criança e cada uma delas dizia que o filho era seu. Elas foram levadas ao rei Salomão para que ele resolvesse o problema. Assim que chegaram lá, contaram toda a história e Salomão não conseguia saber quem estava dizendo a verdade.
Então, com a sabedoria que Deus havia lhe dado, fez um teste com essas mulheres: chamou um soldado e ordenou que cortasse o bebê ao meio e desse uma parte para cada uma das mães. Será que o soldado iria fazer isso? Claro que não! Salomão não queria maltratar a criança, uma das mulheres disse: pode cortar a criança. Mas a mãe verdadeira disse: por favor, senhor, não mate o meu filho! Entregue-o a esta mulher! Salomão, então, pode perceber qual era a mãe verdadeira: aquela que amava tanto que daria o seu filho para outra pessoa para que ele não morresse. Salomão, então, deu o bebê para a mãe verdadeira. Ele foi mesmo um homem sábio.
Salomão se tornou um rei tão rico que construiu um grande palácio para ele, construiu o Templo de adoração a Deus. Nos dia da inauguração do Templo, vieram pessoas de vários lugares. Houve um culto de adoração a Deus, Salomão falou ao povo sobre tudo o que Deus havia feito por eles, orou pedindo a benção de Deus sobre ele e louvaram ao Senhor. A grande festa durou sete dias.

Sabedoria é uma coisa muito importante para se pedir a Deus. A verdadeira sabedoria é entender a Palavra de Deus, e andar de acordo com o que ela ensina. Ore pedindo a Deus que você sinta sempre o desejo de estar na igreja para aprender mais das coisas dEle, que você entenda as história bíblicas; que você entenda tudo o que a professora ensinar na escola. Você pode, também, fazer um pedido muito especial para Jesus: que Ele venha morar no seu coração. Para que Ele atenda o seu pedido, você deve aceitá-lo como seu Salvador. (Professor leve seu aluno a Cristo).




Fonte: Editora Cristã Evangélica - HERÓIS, REIS E RAINHAS (7) .Todas as aulas da revista clique aqui
 


( Fonte: Professor Sassá) Você pode fazer o rei Salomão assim, todo lindo! :)

Você pode estar fazendo as 2 mães nesse modelos, igual ao rei Salomão, só mudando a cabeça que fiz com bola de isopor e EVA, a roupa de tecido, e o resto de feltro.

O tutorial do BEBÊ está aqui:

















HORA DA ATIVIDADE:








Atividades extraídas do lindo flickr Karen Grace






HORA DA LEMBRANCINHA:




Mais modelos de COROAS aqui:



CURIOSIDADE:


Um modelo do templo de Salomão!

22 comentários:

  1. Adorei a história do Rei Salomão é uma forma completa e interessante dos textos sagrados para trabalhar em sala de aula e completando com atividades !!!
    Beijos Jocasta

    ResponderExcluir
  2. Olá Jocasta, a Paz do Senhor.
    Fico feliz que tenha gostado dessa aula. Deus é fiel.
    Bençãos do Senhor sobre sua vida.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Meu nome é Martinha , Sou Professora da escola bíblica dominical e achei lindo este blog. Que DEUS abençoe vc e toda sua família nessa obra que é maravilhosa.Pena não ter como meus alunos acessar e participar dele. Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Amém Martinha.
    Fico feliz que tenha gostado do blog.
    Pena mesmo eles não poderem acessar, mas Deus irá preparar tudo.
    Beijos querida.

    ResponderExcluir
  5. Olá, meu nome é Vítor e fiquei muito feliz em encontrar seu blog. Tive ideia maravilhosas para dar minhas aulas. Que Deus continua te abençoando. Bj.

    ResponderExcluir
  6. Amém Vítor!!!

    Que bençãos.
    Deus continue te abençoando.

    ResponderExcluir
  7. Muito legal esta pagina estam de perabéns ...há e é verdade televisão net só passa tempo do diabo mesmo.........abraços.

    ResponderExcluir
  8. olá...meu nome é Michele...Adoro suas matérias.
    Sou professora da classe infantil da escola dominical e esse seu blog sempre me ajuda...
    Que Deus possa te abençoar para continuar postando
    bjoss

    ResponderExcluir
  9. Meu nome é Neusa!
    Que Deus continue te abençoado e te dando mais e mais sabedoria!
    Amei seu blog e me ajudou muito, obrigada! Bjusss

    1 de novembro de 2013 19:44

    ResponderExcluir
  10. Amém Michele e Neusa!!!
    Obrigada pelo carinho de vocês.
    Deus continue abençoando grandemente.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Gostei muito dessa postagem... Deus te abençoe!!

    ResponderExcluir
  12. Adorei todas as dicas, blog lindo.parabéns, também sou professorra da EBD.

    ResponderExcluir
  13. Oii Tia !!
    Eu não entendi como levar meu aluno a cristo. Seria fazer um momento de oração?
    Beijos..

    ResponderExcluir
  14. Oi tia!
    Estou iniciando a trabalhar com as crianças poderia me enviar a história é os visuais pelo meu email muito obrigada bjssssss!

    ResponderExcluir
  15. olha gostaria que mim enviasse por email... a maneira que faz essas coroas ..eu agradeço bjs

    ResponderExcluir
  16. Marcileni joinville sc4 de junho de 2017 às 16:17

    Tia Alê amo sua maneira linda e delicada de contar as histórias biblicas para crianças .Deus abençoe sua vida abundantemente.através da sua vida tenh aprendido muito e levado varias historias do seu blog para nossa ovelhinhas de Jesus aqui em joinville SC grande abraço fique na paz do Senhor

    ResponderExcluir
  17. Obrigada! Deus seja sempre contigo. Utilizei as suas sugestões de modelos para a aula do Rei Salomão e foi uma bênção. Ponta Grossa - Paraná. Comunidade Evangélica Nação de Pregadores. Deus seja louvado!

    ResponderExcluir
  18. Amém meninas!
    Obrigada pelo amor e carinho.
    Deus continue abençoando vcs.

    ResponderExcluir
  19. Oi Gabriela,
    Sim! Aqui no blog tem explicações de como fazer isso. https://blogtiale.blogspot.com/2011/02/como-levar-uma-crianca-cristo.html?showComment=1537820286701#c5767425872514232589
    Deus abençoe.

    ResponderExcluir

Querido(a) amigo(a), por favor, coloque seu nome identificando-se no comentário.
Selecione >> Nome/URL