10 março 2011

ELISEU E OS MILAGRES - AZEITE DA VIÚVA E FILHO DA SUNAMITA

Que grande exemplo nos traz o ministério de Eliseu! Cônscio de sua grande responsabilidade, pediu uma porção dobrada do espírito de Elias. Pediu e fez bom uso de seu dom, Sua fama cresceu além das fronteiras de Israel e desertos; era tido como "homem de Deus". Você também recebeu um dom especial, querido professor, e, se usá-lo com sabedoria, verá o seu ministério se expandir para fora da sala de aula, e, por todos será tido como um verdadeiro mestre na Palavra. " O que ensina esmere-se no fazê-lo" (Rm 12:7).

Ler: 2 Reis 2 a 13
    
  
Versículo para DECORAR: "Deus é sábio e poderoso" - Jó 12:13  

APLICAÇÃO: mostrar que Deus responde as nossas orações conforme a Sua vontade.

Introdução
Eliseu foi um bom ajudante para Eias, não o deixou até que Deus levasse Elias aos céus. Vocês se lembram do pedido que Eliseu fez a Elias: Ele pediu o dobro do poder que Elias tinha para fazer muitos milagres, e foi atendido. ( Porção dobrada do teu espírito. O termo "porção dobrada" não significa terminantemente o dobro do poder espiritual de Elias; refere-se, antes, ao relacionamento entre pai e filho, em que o filho primogênito recebia o dobro da herança que os demais (Dt 21.17). Eliseu estava pedindo que seu pai espiritual lhe conferisse uma medida abundante do seu espírito profético, para, deste modo, ele executar a missão de Elias. Deus atendeu ao pedido de Eliseu, sabendo que o jovem profeta estava disposto a permanecer fiel a Ele, apesar de toda a apostasia espiritual, moral e doutrinária a seu redor. - (Fonte: Bíblia de Estudo Pentecostal- CPAD) )Vocês tem pedidos? Vamos montar um quadro de oração com os pedidos de vocês! (Professor, de folhas em branco para desenharem o que querem pedir a Deus e devem colocar o nome, ou faça uma lista com os pedidos das crianças.)


O que será que aconteceu com Eliseu depois que Elias foi para junto de Deus?
Quando Eliseu voltou para a cidade, já estava diferente, As pessoas que o viram, perceberam que o poder que estava com Elias agora estava com Eliseu, e ele fazia muito milagres. Era conhecido como "homem de Deus". A Bíblia conta vários milagres que Deus fez através de Seu servo Eliseu.

Desenvolvimento

Certa vez, a viúva de um dos ajudantes do profeta procurou Eliseu e lhe disse que ela e seus dois filhos estavam passando por muitas necessidades. Seu marido havia deixado dívidas para pagar, mas ela não tinha dinheiro. O homem para quem ele deixa o dinheiro queria os seus filhos como pagamento pela dívida. Que coisa horrível, dar os filhos para pagar uma dívida!
Eliseu quis ajudar e perguntou o que tinha em casa; ela lhe respondeu que só tinha uma botija de azeite. O profeta mandou que pedissem emprestado aos seus vizinhos muitos potes; depois entrasse em casa com seus filhos, pegasse a botija de azeite que tinha e começasse a despejar azeite nos potes! Os meninos correram nas casas vizinhas e emprestaram muitos potes. A casa ficou cheia de potes. Vocês sabem o que aconteceu? Ela encheu o primeiro pote, depois encheu outro, e mais outro... e o azeite não acabava, só quando encheu o último pote foi que o azeite acabou. Isto foi um grande milagre! Eliseu mandou que ela vendesse o azeite para pagar a dívida e vivesse com o que sobrou. 
Eliseu andava por muitos lugares levando a mensagem de Deus. Sempre que passava por uma cidade chamada Suném, ficava hospedado na casa de um casal que o convidava para almoçar com eles. Esse casal era tão bom para Eliseu que fez um quarto para ele onde colocou uma cama, uma mesa e cadeira. Eliseu ficou tão feliz com o presente que também quis dar-lhes alguma coisa especial. Eliseu soube que eles não tinham filhos, e, por isso, orou a Deus por eles, e, mesmo o marido já sendo bem velho, Deus os abençoou com um filho! A mulher ficou muito feliz com o nenê.
Mas, quando o menino já estava grandinho, ficou doente e morreu. Seu mãe o deitou na cama de Eliseu e, na mesma hora, foi procurar o profeta. Eliseu voltou com ela para casa. Quando chegaram lá, Eliseu orou ao Senhor e Deus ressuscitou o menino.
Eliseu também foi um herói, porque tinha o poder de Deus.

Conclusão

Eliseu foi um grande servo de Deus; andava nos caminhos do Senhor. Deus ouvia as suas orações e as respondia. Se você estiver fazendo as coisas que Deus gosta, Ele vai ouvir sua oração e responder conforme a vontade dEle.

Fonte: Editora Cristã Evangélica - HERÓIS, REIS E RAINHAS (10). Todas as aulas da revista clique aqui


Você pode usar vários tipos de potes para dramatizar a história.


Você pode fazer uma casa de papelão, ou de caixa de leite, ou de sapato, para contar a história da sunamita. (ideia retirada da internet)


AZEITE DA VIÚVA













Mais VISUAIS aqui:


FILHO DA SUNAMITA







Mais modelos de VISUAIS aqui:


HORA DA ATIVIDADE:




















HORA DA LEMBRANCINHA:


Você pode dar um vaso de barro pequeno, custa em média 50 centavos, ele tem cerca de 5 cm, pode colocar um versículo dentro, ou pedir para eles pintarem.




Ou você pode dar lembrancinhas que lembram bebês.

Mais modelos de BEBÊS aqui:



IDÉIA:


Você pode fazer três jarras, em cada uma escrita SIM, NÃO E ESPERE. Você irá enfatizar que Deus respondeu SIM para os pedidos de Eliseu, mas Ele pode responder SIM, NÃO e ESPERE para as nossas orações.


 Mais histórias de Elias, clique aqui. 


9 comentários:

  1. Linda! a casa de feita com caixa de leite gostaria do passo a passo a minha filha ficou encantada pois faço artesanato com caixas de leite.Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Fico feliz que tenha gostado da ideia.
    DEus continue abençoando.
    beijos no coração.

    ResponderExcluir
  3. Gostaria do passo a passo quero muito fazer pra minha sobrinha

    ResponderExcluir
  4. Queria muito o passo a passo da casinha e linda quero fazer pra minha sobrinha me ajuda,beijos

    ResponderExcluir
  5. Gostaria do passo a passo quero muito fazer pra minha sobrinha

    ResponderExcluir
  6. belissima historia ,me ajudou bastante Deus abencoe a sua vida tia alê

    ResponderExcluir
  7. Perfeito as suas idéias, vou utilizar no domingo, para os .rua pequenos.. q
    Que Deus abençoe.

    ResponderExcluir
  8. Obrigado por disponibilizar. DEUS tunha colocado em meu coração, falar sobre Eliseu para as crianças. Só estava sem idéia do que levar para inluatrar. R aqui tive idéia e modelos. Que Deus abençoe

    ResponderExcluir

Querido(a) amigo(a), por favor, coloque seu nome identificando-se no comentário.
Selecione >> Nome/URL