02 maio 2011

FOGO DO CÉU - ELIAS

Nos dias de Elias não era fácil ser crente, pois havia zombaria e perseguição (como hoje), por isso muitos profetas falavam apenas o que o povo gostava de ouvir. Elias, porém, se manteve fiel ao seu compromisso com o Senhor e falava o que tinha que ser dito. A Bíblia diz que "Elias era homem semelhante a nós, sujeito aos mesmos sentimentos". Ele teve seus momentos de fracasso, sentindo solidão e medo como qualquer crente, mas Deus sempre esteve ao seu lado ajudando-o a vencer, assim como está sempre conosco. "De maneira alguma, te deixarei, nunca jamais te abandonarei" (Hb 13:5).


Ler: 1 Reis 17; 18:20-40; 2 Reis 2:1-14
    
  
Versículo para DECORAR: "Deus é sábio e poderoso". Jó 12:13  

APLICAÇÃO: mostrar que devemos permanecer firmes em Jesus, mesmo quando somos perseguidos.


Introdução

Vocês já ouviram falar de alguém que nunca morreu? A Bíblia nos conta a história de Elias, um homem muito especial que Deus não deixou morreu.

Desenvolvimento

Elias viveu numa época em que o povo de Israel estava longe de Deus. O rei Acabe e sua esposa fizeram um altar para um deus falso chamado Baal. Isso fez com que muitos israelitas adorassem esse deus.
O Senhor Deus ficou triste com essa situação e, através de Elias, mandou um recado ao rei. Ele disse: " Tão certo como Deus é verdadeiro, não choverá nesta terra até que eu o diga."
Durante três anos e seis meses não caiu nenhuma gota de água. Elias ficou escondido pois o rei e a rainha queriam matá-lo. O rei Acabe não gostava de Elias e dizia que ele era o culpado pela falta de chuva, e sempre o perturbava.
Depois desse tempo, Deus mandou Elias avisasse ao rei que Ele mandaria chuva. Quando Elias foi falar com o rei, Acabe disse: Então é você que está aí, você, o maior criador de problemas de Israel! Elias respondeu: "Eu não sou criados de problemas. Você é quem está atrapalhando o povo, pois está seguindo falsos deuses. Reúna agora o povo e os profetas de Baal no monte Carmelo!"
Eram 450 profetas de Baal contra Elias sozinho! Mas o Deus Todo Poderoso estava com ele. O combinado era que os profetas de Baal preparassem um sacrifício para o seu deus e Elias faria o mesmo, só que para o Deus Verdadeiro. O deus que mandasse fogo para queimar o sacrifício seria verdadeiro. (Professor, explique que o sacrifício era de um animal.)
Os profetas de Baal invocaram o seu deus de manhãzinha até o meio-dia, mas nada aconteceu.
Do meio-dia até à noite continuaram pedindo para que Baal enviasse fogo. Eles gritavam, dançavam e até se cortavam, mas nada, nada aconteceu. Nenhum fogo veio do céu.
E, então, Elias preparou o seu sacrifício e ainda pediu que jogassem muita água em cima, Depois, Elias orou: "Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó, ouve-me para que teu povo possa compreender que és o Verdadeiro Deus!"
De repente, um grande fogo desceu do céu e queimou o novilho, a lenha; a água secou. Tudo ficou totalmente queimado. Na mesma hora, todo o povo reconheceu e disse: "O Senhor é o nosso Deus".
Deus deu para Elias um ajudante chamado Eliseu, que que o seguia sempre de perto, até que chegou o dia quando Elias seria levado ao céu.
Agora prestem atenção! Seria levado ao céu sem morrer!
Elias não queria que Eliseu o visse partir, mas ele insistiu e ficou perto de Elias, que lhe perguntou se gostaria de pedir alguma coisa, antes que se separassem. Eliseu pediu o dobro do espírito e da fé de Elias. ( Porção dobrada do teu espírito. O termo "porção dobrada" não significa terminantemente o dobro do poder espiritual de Elias; refere-se, antes, ao relacionamento entre pai e filho, em que o filho primogênito recebia o dobro da herança que os demais (Dt 21.17). Eliseu estava pedindo que seu pai espiritual lhe conferisse uma medida abundante do seu espírito profético, para, deste modo, ele executar a missão de Elias. Deus atendeu ao pedido de Eliseu, sabendo que o jovem profeta estava disposto a permanecer fiel  a Ele, apesar de toda a apostasia espiritual, moral e doutrinária a seu redor. - (Fonte: Bíblia de Estudo Pentecostal- CPAD) )
Elias disse que se Eliseu o visse partir, o pedido seria atendido.
De repente, uma carruagem de fogo separou os dois e um vento muito forte levou Elias para o céu.

Conclusão

Elias foi um homem que permaneceu firme, mesmo sendo perseguido por um rei e uma rainha poderosos. É muito importante que continuemos firmes no Deus verdadeiro, como Elias.


 

Fonte: Editora Cristã Evangélica - HERÓIS, REIS E RAINHAS (9) .Todas as aulas da revista clique aqui

Todos os personagens. Uma luva simbolizando os profetas de Baal, Elias, Eliseu, Jezabel e Rei Acabe.


Profetas invocando Baal


Derramando água sobre o sacrifício de Elias.


Caindo fogo do céu sobre o sacrifício de Elias.


A carruagem


Um vento muito forte levando Elias.

DETALHES do CENÁRIO, clique aqui.











Mais VISUAIS, clique aqui.


HORA DA ATIVIDADE:





Mais ATIVIDADES, clique aqui.


HORA DA LEMBRANCINHA:


Fiz esse avião como lembrancinha. Como um vento muito forte levou Elias, fiz um avião para as crianças brincarem de voar.

Molde deste avião, clique aqui.


 Mais histórias de Elias, clique aqui.



19 comentários:

  1. MUITO LINDO SEUS TRABALHOS COM CRIANÇAS... DÊ UMA VISITADA NO MEU BLOG E PARTICIPA DA PROMOÇÃO DE DIA DOS NAMORADOS, VAMOS LÁ MOSTRE SEU AMOR!!!

    ResponderExcluir
  2. Verdadeira bênção, estava precisando deste material, agora sei que tenho muito trabalho pela frente para confeccionar tudo isso!
    Que Jesus continue a te abençoar e te encher de graça!Bjuss!

    ResponderExcluir
  3. Olá Géorgia, AMÉM!
    Realmente o trabalho é grande, mas vale a pena, né? :)
    Que o Senhor continue te abençoando.
    Beijos no coração.

    ResponderExcluir
  4. òtimo Site, parabéns sempre estarei por aqui.
    estereosul@hotmail.com meu nome é José Maria.
    Estamos ao seu dispor. www.estereosul.com

    ResponderExcluir
  5. Obrigadaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa! :)

    ResponderExcluir
  6. A PASSAGEM QUE FALA DE ELIAS.
    É SIMPLISMENTE MARAVILHOSA.
    PARABÉNS ÓTIMO TRABALHO DE ENVAGELIZAÇÃO.

    ResponderExcluir
  7. Respostas
    1. Tia ale seu blog me ajuda muito
      Começei a trabalhar com as crianças agora e vc tem me ajudado muito ..obrigado
      ...viu tem algua historia que eu posso fazer um castelo ?eu vi um na net e quero fazer mais queria saber se tem algua historia.vc pode me ajudar

      Excluir
    2. Tia ale seu blog me ajuda muito
      Começei a trabalhar com as crianças agora e vc tem me ajudado muito ..obrigado
      ...viu tem algua historia que eu posso fazer um castelo ?eu vi um na net e quero fazer mais queria saber se tem algua historia.vc pode me ajudar

      Excluir
  8. Olá Tia Alê! Agradeço a Deus por sua vida e a dedicação que vc tem pelo trabalho do Senhor. Que Deus te use cada vez mais, e abençoe outros com os dons que o Senhor tem te dado. Abraço

    ResponderExcluir
  9. Olá Tia Alê sou monitora de uma classe de crianças e gostaria de introduzir o uso do flamelografo e não consigo adquiri-lo pode-me ajudar ? sou de Portugal
    Um abraço e fique na companhia do Senhor

    ResponderExcluir
  10. Amém Liduina, obrigada pelo carinho.
    Deus abençoe. Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Olá Ana Pereira, a Paz.
    Neste link você encontra o passo a passo do flanelógrafo aqui http://blogtiale.blogspot.com.br/search/label/flanel%C3%B3grafo
    Qualquer dúvida me avise, beijos para Portugal, Deus abençoe vocês.

    ResponderExcluir
  12. Amém querida, aqui neste link você encontra vários modelos de castelo http://blogtiale.blogspot.com.br/search/label/rei
    Deus abençoe. Obrigada pelo carinho.

    ResponderExcluir

Querido(a) amigo(a), por favor, coloque seu nome identificando-se no comentário.
Selecione >> Nome/URL