04 maio 2011

Por que JESUS precisou vir?

Por que Jesus precisou vir? A Bíblia diz em Romanos 3:10 que "não já justo, nenhum sequer." Todos nós fomos declarados culpados diante de Deus. Merecíamos morrer.
Imagine um grande tribunal, o tribunal de Deus, onde nós somos os réus. Fizemos todos os tipos de amldades, desobedecemos, sentimos ódio, brigamos, etc. Deus, o Grande Juiz, nos condenaria à morte. Mas...pela Sua graça Deus fez algo extraordinário: colocou Seu único Filho (que era inocente e perfeito) no banco dos réus, e O condenou em nosso lugar. Foi assim que Jesus nos livrou da condenação eterna. Sim, Jesus precisou vir, morrer e derramar Seu sangue para nos justificar diante de Deus e nos dar a vida eterna. "Mas Deus prova o Seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores" (Rm 5:8).

Ler: Gênesis 3; João 1:8,9; 3:16; Romanos 3:23 e 6:23; Hebreus 9:22
   
  
Versículo para DECORAR: "Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e sempre" - Hebreus 13.8.

APLICAÇÃO: levar as crianças a entenderem que todos nós somos pecadores e precisamos de Jesus.  

Introdução

(Abotoar um colete ou blusa de maneira errada. Chegue para a aula com colete ou uma blusa abotoada errada, mas com todos os botões abotoados. Pergunte se alguém notou algo de errado em você. Se não perceberem, dê dicas como: olhem bem meu colete ou minha blusa. Tente arrumar o primeiro botão e mostre que os outros continuam "errados", então vá arrumando um de cada vez enquanto fala.) Vocês sabiam que a mesma coisa que aconteceu com o meu colete/blusa aconteceu na linda terra que Deus criou?


Desenvolvimento

Adão e Eva moravam no Jardim que se chamava Éden. Eles gostavam de cuidar e de passear pelo jardim. Bem no meio do jardim havia umas árvores do conhecimento do bem e do mal. (Professor, leia a ordem de Deus em Gn 2:16-17.)
Um dia, Eva estava passeando pelo jardim e doi lá perto da árvore proibida. Ela viu na árvore uma cobra. Mas sabem, essa cobra falava. Sabem quem era essa cobra? Era Satanás, o inimigo de Deus, que estava disfarçado.
Eva chegou bem perto da árvore e a cobra lhe falou: (Leia na Bíblia Gn 3:1) "... É verdade que Deus mandou que vocês não comessem as frutas de nenhuma árvore do jardim? " Eva lhe respondeu: "Podemos comer as frutas de qualquer árvores, menos a fruta da árvore que fica no meio do jardim. Deus nos disse que não devemos comer dessa fruta nem tocar nela. Se fizermos isso, morreremos". "vocês não morrerão coisa nenhum!" Respondeu a cobra: "Deus disse isso porque sabe que quando vocês comerem dessa árvore... vocês serão com Deus, conhecendo o bem e o mal".
Eva "caiu" na conversa da cobra (Satanás), olhou para as árvores, viu como ela era bonita, imaginou como sua fruta deveria ser gostosa e desobedeceu a Deus, comendo a fruta. Não só comeu como ofereceu a Adão, que também aceitou sem lembrar do que Deus havia dito. Depois, eles ficaram envergonhados porque estava sem roupa. Ficaram com medo de Deus e se esconderam.
Deus gostava tanto de Adão e de Eva que todas as tardes vinha conversar com eles. Mas naquela tarde, quando Deus veio conversar com eles, Adão e Eva estavam escondidos. Por que será que eles se esconderam? (Deixe que as crianças dêem sua sugestões) E você, quando desobedece ou faz algo errado, também se esconde de seus pais?
Deus chamou Adão: "Onde vocês está?". Adão respondeu que estava escondido porque sentia medo e vergonha. Deus logo perguntou se eles tinham comido da árvore proibida. Adão pôs a culoa em Eva. Eva pôs a culpa na cobra. O resultado foi que os três foram castigados. (Se houver curiosidade das crianças conte que até hoje as cobras andam se arrastando pelo chão.)
Adão e Eva deram ouvidos ao inimigo de Deus e desobedeceram a ordem de Deus, Por causa disso começou o pecado no mundo.
Então Deus, muito triste, matou um animal e com sua pele fez roupas para Adão e Eva, e mostrou-lhe que para que o pecado fosse perdoado seria preciso alguém morrer e derramar sangue.
E Adão e Eva, que aconteceu com eles? Foram expulsos do Jardim do Éden. Depois disso, todos que foram nascendo continuaram pecando, e até hoje as pessoas pecam -inclusive você e eu.
Lembram do meu colete (ou blusa)? O primeiro botão estava errado e, por causa disso, todos os outros ficaram errados, também. Assim é o pecado que Adão e Eva passaram para todos nós.
Você tem pecado? (Professor(a), peça que os alunos dêem exemplos de pecado). Agora, como é que a gente conserta tudo isto?

Conclusão

Foi para consertar o pecado que Deus mandou Jesus. Foi por causa do meu pecado, do seu pecado que Jesus precisou morrer na cruz e derramar o Seu sangue, pois o sangue de Jesus é a única coisa que limpa as nossas vidas do pecado.
Você já pediu para Deus limpar seus pecados? Se já fez isto, ótimo! Então fique bem quietinho e lá no seu pensamento agradeça a Deus.
Agora, você que ainda não pediu para Deus limpar seus pecados, quer fazer isto hoje?
( Professor, leve a criança a Cristo nesta hora, ou peça-a para sair com você e deixe as outras com outro professor; ou peça que a criança interessada fique  para conversarem depois. Mas não perca a oportunidade de levar seus alunos a Cristo.)

Fonte: Editora Cristã Evangélica - A VIDA DE JESUS e alguns de seus milagres (1).  Revista completa clique aqui 



Adão e Eva no Jardim do Éden, a árvore da ciência do bem e do mal no centro, ainda a cobra escondida. E quando eu falava sobre Deus na história eu colocava o nome de Deus, para simbolizar a presença dEle.

Na hora que Eva conversou com a cobra.

Adão, Eva, a cobra, e já tirado o fruto da árvore.

Adão e Eva escondendo de Deus.

Eles com roupas de folhas.

Com roupa de pele de animais.

Quando eles tiveram que sair do jardim.

DETALHES do CENÁRIO aqui:


Foi usado este para falar da parte da conclusão, sobre o pecado.

E mostrar as crianças que Jesus precisou vir para limpar nossas vidas do pecado.
Uma outra forma de usar essas figuras aqui:








Mais VISUAIS de Adão e Eva aqui:


HORA DA ATIVIDADE:








HORA DA LEMBRANCINHA:






9 comentários:

  1. Que maravilha de material Alessandra!!!!
    Muito obrigada querida, estou pegando tudinho...estava esperando Você começar a postar.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá Mila,
    Fico feliz que tenha gostado!
    Obrigada pelo carinho.
    Beijos no coração.

    ResponderExcluir
  3. Fico encantada com tanta criatividade, vc foi um anjo que caiu do céu pra me ajudar.Fiz APEC, e quando fui fazer minha apresentação, foi do Casamento de Caná, não sabia oque fazer de lembrancinha, foi ai que te achei, foi Deus que te colocou no meu caminho, e fiz as lembrancinhas do potinho, ai fiquei muito feliz que deu certo, obrigda.Deus continue te abençoando!!!

    ResponderExcluir
  4. melhor dizendo: As bodas de Caná da Galiléia, o primeiro milagre de Jesus.

    ResponderExcluir
  5. Amém.
    Fico feliz do Senhor ter mostrado o blog para você.
    Deus continue te abençoando e capacitando.
    Beijos no coração.

    ResponderExcluir
  6. Meu nome é Eliane, sou evangélica, amei esse blog de mais. beijos parabéns

    ResponderExcluir
  7. Obrigada Eliane, Deus é maravilhoso!
    Beijos no coração.
    Deus continue abençoando.

    ResponderExcluir
  8. oi Tia Alê meu ministério com crianças foi agraciado com a riqueza dos detalhes de seu trabalho...você realmente fez com que minhas lições ficassem incrivelmente melhores.
    Deus te Abençõe.

    ResponderExcluir
  9. Amém!!!
    Que recado mais lindo!!!
    Obrigada de coração.
    Deus continue fazendo suas aulas cada dia melhores.

    ResponderExcluir

Querido(a) amigo(a), por favor, coloque seu nome identificando-se no comentário.
Selecione >> Nome/URL