FALAR SEMPRE A VERDADE! 9º mandamento





Base Bíblica: Êxodo 20.16.
Objetivo: Entender que a mentira prejudica a todos. Demonstrar o desejo de sempre falar a verdade.


Descobrindo o tema - Sente-se em círculo com as crianças e distribua para elas as plaquetas. Oriente-as a mostrar o lado verde cada vez que alguém recitar um frase onde prevaleça a verdade. E mostrar o lado vermelho quando alguém recitar uma frase onde prevaleça a mentira. As frases podem ser: Eu tenho cinco anos; eu sou desta igreja; eu mora na Inglaterra; meu carro é verde, etc.
As crianças também poderão participar dizendo algo sobre a crianças que está sentada ao seu lado (nome falso, cor da roupa). Após a dinâmica, converse com as crianças sobre como Deus se desagrada quando mentimos. Leia êxodo 20.16 e ressalte que Jesus sempre dizia a verdade.

No nosso coração devemos guardar o que é bom.  
Jesus sempre dizia a verdade e por isso, temos que ser como Ele: sinceros com os outros.
Inventar coisas sobre os outros é pecado, pois Deus manda que falemos apenas a verdade. Devemos evitar fofocas e buscar somente coisas boas.
Brincando com o tema - explique que no nosso coração devemos guardar o que é bom. Fixe o coração em um mural e leia uma frase de cada vez perguntando "Isso está certo ou errado?". Deixe as crianças responderem sozinhas. 
Cada ideia errada deverá ser jogada num cesto de lixo. As boas ideias serão guardadas no bolso do coração.

Fonte: Sorriso - UFMBB - (apenas estou colocando algumas partes do texto da revista, ela possui muito mais textos e visuais.) LEIS PARA VIVER FELIZ (9).






Usei uma boneca para falar sobre o 9º mandamento: NÃO MENTIR. Na verdade eu tive a maior alegria do meu ministério, pela primeira vez minha princesa contou uma história! Aos 8 anos ela contou a história, toda linda, sem errar nada! Deus é maravilhoso! O meu príncipe quis ajudar, ele segurou a boneca e ela contou a história.

 Usei essa boneca para contar sobre Ana Coração clique aqui.

 Detalhes da boneca para contar o 9º mandamento clique aqui.


HORA DA ATIVIDADE:







HORA DA LEMBRANCINHA:




Fiz  esse menino todo em EVA para as crianças levarem para casa. Ela puxavam a língua e esta escrito o 9º mandamento: NÃO MENTIR.

 Detalhes e molde clique aqui.


Mais ideias sobre os 10 mandamentos clique aqui.
Todas as aulas da revista clique aqui.

VÍDEO:


Essa música para quem não conhece é da Aline Barros, Dona Mentirinha. Ótima música para cantar com essa lição.

MENINA de EVA - 9º mandamento



Fiz essa boneca para contar sobre a Ana Coração clique aqui, e depois usei para contar para sobre o 9º mandamento clique aqui.

 O molde e detalhes clique aqui.


MENINO de EVA - NÃO MENTIR

As crianças receberam essa carinha, com a linguinha aparecendo só um pouquinho. Depois quando elas puxavam aparecia o 9º mandamento. 



Atrás eu coloquei essa travinha para quando eles puxassem não sairia toda a língua.







Não mentir! 9º mandamento.  Feito esse menino para falar do 9º mandamento clique aqui .


ROUBAR? JAMAIS! 8º mandamento





Base Bíblica: Êxodo 20.15.
Objetivo: Compreender que não pode pegar dos outros, sem permissão, o que não lhe pertence.

Descobrindo o tema - Faça um cartaz com gravuras de reportagens de jornal e revista que falem sobre furtos e roubos.
Comente que hoje vamos aprender sobre um assinto que está todos os dias nos jornais da TV.. Leia algumas reportagens e estimule as crianças a falar qual o tema em comum entre as manchetes (elas observarão que todas falam de roubo).
Leve-as a perceberem que o roubo é um crime, AS pessoas que são roubadas são muito prejudicadas. Explore vastante o cartaz e permita que participem da discussão. Apresente o numeral 8 e diga que a oitava Lei que Deus nos deu fala sobre o roubo, leia para elas Êxodo 20.15.

O oitavo mandamento diz: Não roubarás. Quando pegamos o que não é nosso, estamos desobedecendo a Deus  assim cometemos pecado. Nunca devemos roubar. Jamais!


Atividade final - Diga: vamos fazer um compromisso de jamais usar nossas mãos para roubar. Passe tinta guache na palma das mãos das crianças e um de cada vez deverá ir até o cartaz e deixar a marca de suas mãos.
Escreva o nome da criança logo abaixo da marca das suas mãos. Deixe o cartaz exposto.



Fonte: Sorriso - UFMBB - 
(apenas estou colocando algumas partes do texto da revista, ela possui muito mais textos e visuais.) LEIS PARA VIVER FELIZ (8).


Eu fiz esse painel todo em EVA. Os moldes eu peguei na net. Tem vários modelos todos com moldes. Eu não quis colocar nada relacionado com o roubo. Quis mostrar a eles que cada um tem suas coisas, seus brinquedos, suas roupas, e assim deve ser. Não pegar nada de ninguém, nem mesmo um lápis. 


HORA DA ATIVIDADE:






HORA DA LEMBRANCINHA:

 Molde clique aqui.


 Mais modelos de pipas clique aqui.

Você pode também fazer outro tipos de brinquedos e colocar o versículo. 

 Mais ideias  clique aqui.


Mais ideias sobre os 10 mandamentos clique aqui.
Todas as aulas da revista clique aqui.


PIPAS de EVA - modelos

Achei essa ideia interessante. Colocar o versículo na pipa, e serve como marca página.




Ideias retiradas da net.
Esse fiz para as crianças. Elas amaram! Todo em EVA.




As crianças amam pipas! Meninas ou meninos! 


MARIDO E MULHER TEM QUE TER FIDELIDADE - 7º mandamento



Base Bíblica: Êxodo 20.14 e I Timóteo 5.22.
Objetivo:  As crianças entenderem o que é fidelidade e saber que o casal deve ser fiel um ao outro.

Descobrindo o tema - Pergunte às crianças se já foram a um casamento. Pergunte também porque as pessoas se casam. Após as respostas, fale que hoje estarão aprendendo a sétima Lei de Deus. Mostre o numeral 7 e leia êxodo 20.14. Esta Lei é pra o marido e a mulher. Ela ensina que os dois devem guardar o seu amor um para o outro, não podem dividi-lo com outra mulher ou com outro homem.
Mostre um álbum de fotos e difa que quando duas pessoas se casam, o marido e mulher, devem fazer de tudo para o casamento dar certo. Pergunte: O que o marido e a mulher tem que fazer para o casamento dar certo?
Em seguida, explique que Deus criou esta Lei para o homem que ser casar, não deixe a sua mulher ir viver com outra; da mesma forma, a mulher que se casar, não pode deixar o seu marido e ir viver com outro.
Quando eles vivem sempre juntos e não arrumam mais namoradas ou namorados, estão sendo fiéis um ao outro, ou seja, não estão adulterando.


Mostre um vidro de conserva e diga que o alimento que está dentro não se estraga porque está mergulhado em água misturada com conservantes, que são produtos que ajudam o alimento a não se estragar. Se abrirmos o vidro e colocarmos outro líquido, o que acontecerá? O alimento se estragará.
Na nossa família acontece algo semelhante. Se todos procurarem obedecer ao que está escrito na Bíblia, nossa família se manterá saudável.
Não adulterar é o mesmo que não trair. Em um casamento, marido e mulher prometem que serão fiéis um para o outro e que não irão amar outra pessoa. A esposa promete não se interessar por outro homem e o marido não se interessar por outra mulher. Os dois prometem não enganar um ao outro. Ao cumprirem o que prometeram estão sendo fiéis. Mas, se um deles começar a enganar e trair, saindo escondido com outra pessoa, então estará adulterando. A vontade de Deus é que pai e mãe estejam sempre unidos e felizes criando seus filhos, por isso Deus deu esta ordem.

Fonte: Sorriso - UFMBB - (apenas estou colocando algumas partes do texto da revista, ela possui muito mais textos e visuais.) LEIS PARA VIVER FELIZ (7).  


Fiz esse coração e o casal todo de EVA, colei no vestido dela uns brilhinhos para ficar mais bonita.

 Mais detalhes clique aqui.


HORA DA ATIVIDADE:









HORA DA LEMBRANCINHA:




Fiz esse casal todo em EVA e coloquei imã atrás. 

 Molde deste casal clique aqui.


Mais ideias sobre os 10 mandamentos clique aqui.
Todas as aulas da revista clique aqui.


 
Pin It button on image hover