24 março 2011

UM HOMEM CORAJOSO - NEEMIAS

Haverá momentos na vida cristão que seremos confrontados com grandes desafios. Possivelmente uma porta aberta por Deus para servi-Lo dentro ou fora da Igreja. Nessas horas, diante de tanta necessidade, mais do que nunca precisamos buscar orientação de Deus, como fez Neemias. Ele procurou confirmação, se aquilo vinha mesmo do Senhor e então pediu força e direção para obter bom êxito no empreendimento. Professor, medite em Tg 4:13-15.


 Ler: Neemias caps. 1;2;4;6
   
  
Versículo para DECORAR: "Pois não há outro Deus que possa salvar como este" - Daniel 3:29b.

APLICAÇÃO: ensinar que precisamos sempre orar ao Senhor.

 
 Introdução

(Professor, segure um objeto com uma das mãos e com a outra tente fazer algum trabalho na sala de aula, como arrumar a mesa, cadeiras, etc.) Será que vocês conseguem segurar um objeto com uma das mãos e trabalhar com a outra? (Frise com as crianças que é possível, mas é mais difícil!) Certa vez, os israelitas precisaram fazer isso, mas não era de brincadeira, era algo muito sério. Vejam o que aconteceu.

Desenvolvimento

Contar a história Neemias caps. 1;2;4;6.

Conclusão

Vocês perceberam que Neemias sempre orava ao Senhor buscando ajuda?
E você, também tem falado com Deus? Você deve pedir a Deus para ajudá-lo a fazer tudo que agrada a Ele, por exemplo: obedecer ao papai e a mamãe, ser um bom aluno na escola, não brigar com o irmãozinho, etc.

Fonte: Editora Cristã Evangélica - HERÓIS, REIS E RAINHAS (12). Todas as aulas da revista clique aqui


O rei e Neemias. Feitos de rolo de papel higiênico cobertos de EVA. O rei eu encapei com EVA branco e EVA vermelho, coloquei uma toalha rendada dourada, aquela que encapa doces e depois colei umas lantejoulas. O trono fiz com copo plástico descartável, passei primer, depois cola e depois glíter.

Neemias e os israelitas. O muro eu fiz com placas de isopor e encapei com papel pedra ( na verdade, essa parte foi meu marido ;) ), para encaixar um no outro coloquei palitos de dente entre eles e para ficar um do lado do outro colei velcro. A cidade eu fiz com caixa de suco Del Valle de 1 l e 1,5 l. Neemias e os israelitas fiz com rolo de papel higiênico encapado com EVA. ( eles foram usados para serem os irmãos de José. Lembra? )


Eles reconstruindo o muro e os inimigos espionando.

Pronto! O muro reconstruído. Você conta a história e vai colocando os tijolos um a um.

Detalhes do CENÁRIO de Neemias:













HORA DA ATIVIDADE:






















HORA DA LEMBRANCINHA:


Você pode fazer esse martelos para eles brincarem de Neemias! E colocarem versículos neles. 



Dei para eles esses bonequinhos, atrás tem um pregador.

O molde dos bonecos aqui:

HORA DA BRINCADEIRA:


Que tal brincar de LEGO? Leve essas peças de montar, para eles brincarem de Neemias!



Ou esses blocos de madeira que são lindos e baratos.



HORA DA DRAMATIZAÇÃO:







Você pode estar encapando caixas de sapatos e as crianças ajudando a restaurar os muros, você conta a história e elas participam.

23 comentários:

  1. PARABÉNS É TUDO MUITO EDIFICANTE E DE MUITO BOM GOSTO. COMO DEVE SER AS COISAS DE DEUS!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada. Fico feliz com seu recado.
    Deus continue abençoando.

    ResponderExcluir
  3. parabens!!!!!!
    muito edificante seu trabalho,qe deus continue te abençoando e te capacitando cada dia mais!!!

    ResponderExcluir
  4. Amém, amém Leiliane!
    Obrigada pelo carinho. Fiquei muito feliz com o recado.
    Bençãos do SEnhor sobre sua vida.
    Beijos no coração.

    ResponderExcluir
  5. Meus Parabéns!
    Há muito tempo venho procurando,algum material de fácil acesso para poder trabalhar com meus alunos. Sou apenas um adolescente de 17 anos mas, sinto em minha vida o peso da responsabilidade de formar o futuro da igreja de Cristo. Muito obrigado! Espere que continue com esse brilhante trabalho.
    Ass.: Richard Max

    ResponderExcluir
  6. Olá Richard Max, que maravilha!
    Parabéns! Um jovem em um ministério tão lindo e importante!
    Que o SEnhor continue te abençoando e que te dando graça para continuar nos caminhos dEle.
    Abraços. Obrigada pelo carinho.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pela praticidade,desprendimento e zêlo!

    ResponderExcluir
  9. Obrigaad Ivone, não tenho como guardar as ideias, afinal o meu interesse é que as crianças conheçam a Jesus, né? Não só através de mim, mas de todos professores. O que adianta eu guardar tudo dentro da classe, com tanta gente precisando né?
    TE confesso que dá trabalho, fazer, tirar foto, arrumar tudo e postar. Mas vale a pena!
    Obrigada querida pelo carinho.
    Beijos no coração.

    ResponderExcluir
  10. Parabéns ! Tudo correto , dinâmico e dentro da bíblia ! DEUS te abençoe !

    ResponderExcluir
  11. Amém!
    Obrigada, tenho a Bíblia como regra de fé!
    Deus abençoe.

    ResponderExcluir
  12. Muito criativo, Deus te ilumine cada vez mais...

    ResponderExcluir
  13. Gostei muito, que a cada dia o Senhor Jesus possa lhe abençoar...
    Amanha minhas crianças de Jesus vão amar...

    ResponderExcluir
  14. Lindaaa! Com certeza escolhida no ventre de sua mãe para exercer este Ministério em Graça e Amor do Espírito Santo de Deus.Você me ajuda muito.Jesus te abençoe bjos.

    ResponderExcluir
  15. ola,meu nome é Lurdete Cadaxo, sou de Manaus,da Igreja Batista Regular de Petropolis. Tenho desenvolvido na minha casa um clube Biblico com as crianças proximas de casa.
    contei a elas a historia de Neemias e achei você com essa criatividade toda!!!!
    obrigada!!!

    ResponderExcluir
  16. parabens. seu trabalho nos inspira a tambem dar nosso melhor a Deus ao ensinar aos pequeninos do Senhor!

    ResponderExcluir
  17. Obrigado por tudo tia Alê ,
    Primeiro Deus, segundo vc,
    É nossa inspiração ,
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  18. lindo amei todas as idéias!!!
    Parabens tia Alê

    ResponderExcluir
  19. Parabéns. Perfeito como sempre. amo esse blog. Que Deus continue abençoando esse ministério.

    ResponderExcluir
  20. Boa tarde tia Ale gosto muito do seu blog só queria informação de como imprimir os desenhos para colorir porque não consigo. A imagem não sai legível obrigado Deus abençoe

    ResponderExcluir
  21. Parabéns...gosto muito do seu trabalho 👏👏 trabalho na igreja com crianças e seu material mim ajuda muito ,que Deus continue te abençoando.

    ResponderExcluir
  22. ola!!amei o trabalho , dou aula na escola dominical da minha igreja recentemente , mas todas essas imagens não podem ser impressas . você poderia me dar um suporte ?

    ResponderExcluir
  23. Amém meninas.
    Obrigada pelo carinho.
    As imagens estão certas, talvez o problema seja a conexão ou a impressora, vejam se é isso.
    Deus abençoe a todos.

    ResponderExcluir

Querido(a) amigo(a), por favor, coloque seu nome identificando-se no comentário.
Selecione >> Nome/URL