15 maio 2011

MOISÉS, O ESCOLHIDO

Aqueles que servem a Deus com eficácia não são escolhidos por sua coragem, capacidade e auto-confiança. Deus tem Seus próprios critérios e, quando escolhe alguém, também o capacita. Se você tem o chamado de Deus para o ministério de ensino, confie no Senhor, dedique-se de coração a essa trabalho, que a cada dia Ele o capacitará para a Sua obra. " Deus escolhei as cousas loucas do mundo para envergonhar os sábios e escolheu as cousas fracas do mundo para envergonhar os fortes" (1 Co 1:26).



Ler: Êxodo 3:1 a 22.
     
Versículo para DECORAR: "De maneira alguma te deixarei" - Hebreus 13:5

APLICAÇÃO: ensinar que devemos obedecer sempre à Palavra de Deus.


Introdução

(Mostre o cestinho e o boneco.) Vejam, como se chama este bebê? Ele tem irmã, como é o nome dela? Quem tirou Moisés do rio? Qual era o significado do nome dele? Moisés foi tirado do rio, porque Deus tinha um plano especial para ele. Sua mãe o criou e ensinou-lhe muitas coisas sobre Deus. (http://blogtiale.blogspot.com/2011/05/um-bebe-especial-moises.html)  Vamos ver o que aconteceu depois com Moisés.

Desenvolvimento

Quando Moisés cresceu, foi morar no Palácio de Faraó. Lá ele aprendeu muitas coisas, tinha riquezas, e nada lhe faltava. Mas nada disso o fez esquecer de Deus e nem do seu povo.
Moisés percebeu que os israelitas (seu povo) estavam sofrendo muito no Egito. Certo dia, Moisés viu um egípcio batendo num israelita. Ele ficou com muita raiva e fez uma coisa horrível - matou um egípcio. Por causa disso, precisou fugir dali.
Ele foi trabalhar como pastor de ovelhas num lugar bem longe.
Passados muito anos, Moisés estava cuidando das ovelhas no Monte Horebe. Lá, apareceu o Anjo de Deus a Moisés, em uma chama de fogo, no meio de uma sarça (arbusto). O mais interessante é que aquele arbusto, apesar do fogo , não se queimava, isto é, ele não se acabava.
E, então, Moisés escutou uma voz que disse: " Moisés, Moisés!" Crianças, vocês sabem de quem era essa voz? Sim, era Deus falando.
E Moisés respondeu: "Eis-me aqui".
Deus disse a Moisés que estava ouvindo o pedido de socorro de Seu povo, e que favia decidido livrá-lo da escravidão e levá-los para uma terra muito boa.
Deus escolheu Moisés para ser o líder que tiraria o povo do Egito e os libertaria da escravidão. Moisés, ouvindo isso, ficou muito assustado e disse: " Quem sou eu para isto?".
Moisés não se sentia preparado para realizar esta missão tão importante. Deus mandou que Moisés falasse com Faraó e prometeu que estaria com Moisés. Mesmo assim, Moisés continuou assustado, perguntando como deveria agir e o que deveria fazer. Deus lhe mostrou todo o Seu o plano e desejo para que tirasse o povo do Egito. Esta era uma tarefa muito difícil para Moisés e Deus disse que enviaria Arão, irmão de Moisés, para ajudá-lo. Eles obedeceram a tudo o que o Senhor mandou.

Conclusão


Assim como Moisés obedeceu à Palavra de Deus, Deus quer que você estude a Bíblia, ore e esteja sempre obedecendo àquilo que está escrito na Sua Palavra.





Fonte: Editora Cristã Evangélica - Do Egito à Terra Prometida (9)





Como foi feito na lição passada, estou contando a história de Moisés num livro de EVA, cada aula uma página.

 Detalhes do LIVRO de EVA aqui:






















HORA DA ATIVIDADE:











HORA DA LEMBRANCINHA:
Fiz num prato de papel, aqueles de festa infantil, recortei e pintei com tinta acrílica e o fogo eu fiz com um quadrado de papel celofane. Você pode também fazer a sarça de EVA, o fogo com papel de seda ou papel celofane.




Moldes para você fazer a sua sarça.



8 comentários:

  1. AMEI a sarça ardente!! Estava justamente procurando algo pra os meninos fazerem pra lebvar pra casa pra ESSE domingo agora que vou dar aula! Amei! Preciso correr para arranjar os materiais!
    Beeeijos!

    ps: o livro de eva ficou maravilhoso também!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Renata querida!
    Fico feliz que essa postagem foi de encontro com aquilo que você precisava. Deus é fiel.
    Tire fotos e me mande, assim posto nesta seção http://blogtiale.blogspot.com/search/label/eu%20que%20fiz
    Obrigada pelo carinho. Beijos no coração.

    ResponderExcluir
  3. Amei é. A primeira vez que vou tomar conta das crianças como sempre falo que não tenho muita passiencia com crianças.Mais Deus faz o que ele que é nos capacita para fazer o melhor na sua obra.
    Então comecei a procurar e achei este saite e amei já estou com muita ideias.💋👌e que Jesus continui te abençoando.

    ResponderExcluir
  4. Olá! Graça e paz! Mandei um e-mail para vc, mas o e-mail está voltando. Gostaria de saber se vc faz visitas em igrejas. Sou de Mato Grosso e quero montar um workshop de contação de histórias e gostaria de falar mais detalhes a cerca da possiblidade de vc estar conosco.

    ResponderExcluir
  5. Que o Senhor te capacite sempre Dady!
    Crianças são um presente de Deus para nós.

    ResponderExcluir
  6. Olá Paula, graça e paz!
    Me mande um e-mail para alessandravasques@uol.com.br
    Deus abençoe.

    ResponderExcluir
  7. Gosteii muittoo.. várias idéias legais ... Que Deus continue abençoandoo
    Bjss !!!

    ResponderExcluir
  8. amei sou professora da escola biblica infantil aqui na igreja q eu congrego e am essa licoes me ajuda muito com meus principes e princesas eles amam obg tia ale eu sou a tia renata

    ResponderExcluir

Querido(a) amigo(a), por favor, coloque seu nome identificando-se no comentário.
Selecione >> Nome/URL