18 março 2011

JOSÉ NA PRISÃO

Haverá momentos em nossa vida cristã que, embora tenhamos certeza de estar fazendo "bem feito" aquilo que foi confiando a nós, enfrentaremos muitos problemas, e nem sempre veremos nossos esforços reconhecidos por parte daqueles a quem servimos; mas aos olhos do Senhor nada passa desapercebido.
Às vezes, uma situação desagradável pela qual passamos acaba servindo como testemunho e motivação para outros que também estão em aflição. Somos instrumentos de Deus, não apenas por nossas palavras, mas também por meio de nossos problemas.
José serviu fielmente em meio a uma situação desagradável e, aparentemente, sua dedicação não foi reconhecida, mas o tempo mostrou que tudo aquilo era apenas a preparação para um trabalho maior.
Coloque-se, você também, à disposição de Deus, independente do reconhecido imediato; no tempo certo colherá os preciosos frutos do seu trabalho.
"Quem sai andando e chorando enquanto semeia, voltará com júbilo, trazendo seus feixes" (Sl 126:6).


Ler: Gênesis 39 e 40
   
  
Versículo para DECORAR: "Deus estava com José e o abençoava em tudo que fazia" - Gênesis 39:23.

APLICAÇÃO: mostrar que Deus está conosco em qualquer situação.
Introdução

Você já assistiu um filme que mostra pessoas na cadeia? É muito triste! Cadeia é um lugar muito feio e é muito ruim ficar lá. Mas existem pessoas que ficam presas de verdade.
A Bíblia fala que devemos orar pelas pessoas que estão presas para que conheçam a Jesus. ( Professor, ore pelos encarcerados.)

Desenvolvimento

Vimos, na aula passada, que José era um moço bonito e que a mulher de Potifar o colocou numa confusão, e por isso ele foi parar na cadeia. José deve ter ficado muito triste com esta situação, porque ele não tinha culpa de nada.
Contar a história.

Conclusão

Como vocês viram, até agora a história de José não foi muito alegre. Ele passou por várias dificuldades, no entanto, Deus sempre esteve com ele e o ajudou. Deus tinha um plano especial para a vida de José, e cuidou dele nos momentos mais difíceis.
Muitas vezes temos problemas: a mamãe e o papai brigam, a vovó fica doente, o papai perde o emprego. (professor, cite exemplos de acordo com a realidade de seus alunos.) Mas Deus também está ao nosso lado para nos ajudar nos momentos difíceis.

Fonte: Editora Cristã Evangélica - Do Egito à Terra Prometida (4)

SONHO DO COPEIRO - Então contou o copeiro-mor o seu sonho a José, e disse-lhe: Eis que em meu sonho havia uma vide diante da minha face.

E na vide três sarmentos, e brotando ela, a sua flor saía, e os seus cachos amadureciam em uvas;
E o copo de Faraó estava na minha mão, e eu tomava as uvas, e as espremia no copo de Faraó, e dava o copo na mão de Faraó.
Então disse-lhe José: Esta é a sua interpretação: Os três sarmentos são três dias;
Dentro ainda de três dias Faraó levantará a tua cabeça, e te restaurará ao teu estado, e darás o copo de Faraó na sua mão, conforme o costume antigo, quando eras seu copeiro. (Gn 40: 9-13)

SONHO DO PADEIRO - Vendo então o padeiro-mor que tinha interpretado bem, disse a José: Eu também sonhei, e eis que três cestos brancos estavam sobre a minha cabeça;

E no cesto mais alto havia de todos os manjares de Faraó, obra de padeiro; e as aves o comiam do cesto, de sobre a minha cabeça.
Então respondeu José, e disse: Esta é a sua interpretação: Os três cestos são três dias;
Dentro ainda de três dias Faraó tirará a tua cabeça e te pendurará num pau, e as aves comerão a tua carne de sobre ti. (Gn 40 : 16-19)


O padeiro, José e o copeiro na prisão. Todos são fantoches, há uma abertura na roupa embaixo para colocar as mãos.

O sonho do copeiro e do padeiro.

SAMUEL - AVENTAL DE HISTÓRIAS 2DETALHES do cenário de José na prisãoclique aqui.






HORA DA ATIVIDADE:








HORA DA LEMBRANCINHA:


Essas uvinhas lindas são feitas de feltro!

Fiz essas uvinhas de EVA, com recheio de manta acrílica.

SAMUEL - AVENTAL DE HISTÓRIAS 2Mais sobre José clique aqui.


10 comentários:

  1. Ooooi Tia Allê eu supeer adorei os eeu Blog ! semre tive a intenção de mntar um também e estou quase lá. também sou professora da EBD e seu blog está muitoo bom mesmoo! Deus te Abençõee!

    ResponderExcluir
  2. Olá tia Nana,
    Deus abençoe seu projeto, para que o Nome dEle seja glorificado.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. oi tia Ale eu tenho aprendido muito com você, que Deus continue te cobrindo de bençãos e, te capacitando mais e mais....

    ResponderExcluir
  4. Amém !!!
    Obrigada pelo carinho.Deus é fiel!
    Deus continue abençoando.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. olá, a paz. trabalho na ebd há tempos que bom descobrir este blog, que benção! Deus te abençoe!o material pode ser impresso? bjs

    jalzira - anápolis- go

    ResponderExcluir
  6. Amém Alzira, a Paz!
    As atividades e visuais podem sim querida.
    Deus abençoe.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Ola Tia Ale, tenho somente 18 aninhos e sou professora ha 2 anos. Encontrei no seu blog todo o suporte que preciso, e te agradeço por deixar o Senhor te usar como fonte de benção para tantas professoras, que como eu, não tem muito apoio. Você faz um trabalho incrivel, e nunca desanime, Deus ira te recompensar e te honrar por conta disso. Bjs

    ResponderExcluir
  8. Amém Ana Carolina!!!
    Glória a Deus por isso.
    Obrigada pelo carinho e por esse recado tão lindo.
    Beijos querida, que Jesus a abençoe cada dia mais.

    ResponderExcluir
  9. Amei amada esse blog, me tornei professora agora na EBD , e estamos contando a historinha de jose, amando essas tecnicas, Deus abençoe

    ResponderExcluir
  10. Ooi Tia Alê sou professora a um ano na Ebd e me baseio no seu blog pra da minhas aulas tem me ajudado muuito. Que Deus siga te abençoando muuitoo

    ResponderExcluir

Querido(a) amigo(a), por favor, coloque seu nome identificando-se no comentário.
Selecione >> Nome/URL